Horas tranquilas

Dia 21 – Salmo 1         Quando o livro dos Salmos inicia com este Salmo, fica interessante notarmos que o escritor quer fazer um contraste entre o bem aventurado e o ímpio, e percebemos que a alegria do bem aventurado não está apenas no fato de não ouvir o ímpio, mas sim no fato de ouvir ao Senhor e meditar em sua palavra de dia e de noite. Tal atitude garante ao crente a possibilidade de ser algo frutífero para o mundo e não apenas uma palha passageira. Louvemos ao nosso Senhor Jesus Cristo que foi esse Bem-Aventurado por excelência e cumpriu cada ponto da Lei, para que nEle, possamos ser luz neste mundo de trevas. 

Dia 22 – Salmo 19      Davi neste salmo olha para o que alguns teólogos chamam de os dois livros de Deus. A criação e a sua lei. Ambas revelam que existe um Deus criador, poderoso, perfeito e bondoso a ponto de revelar a sua lei para nós, para que nela possamos conhecer a sua vontade e assim chegarmos a mesma conclusão deste Salmo: que as palavras de nossos lábios e o meditar de nosso coração sejam agradáveis à presença do Senhor, mostrando que a verdadeira espiritualidade do crente está em refletir e obedecer ao que o Senhor exige de nós. Cristo é a perfeita revelação de Deus e sua justiça. Que nele possamos sempre buscar o exemplo necessário não só para vermos a perfeição de Deus, mas especialmente o cuidado para com o seu povo! 

Dia 23 – Salmo 139     Este Salmo, por muitas vezes nos assusta, pois ele apresenta Deus, que não só está no controle de tudo, como um Deus que vê tudo o que acontece em nossa vida, em todas as áreas dela, sem nenhuma exceção. O mais interessante é que deste cenário o salmista fica muito confiante e tranquilo para o dia-a-dia! Ele sabe que o Senhor vai livrá-lo de seus inimigos e até de seus pecados mais íntimos, guiando pelo caminho da verdade. Cristo é descrito como aquele que tem olhos como de fogo em Apocalipse, ou seja, aquele que consegue ver nos lugares escuros, mas o melhor, é que isso é dito enquanto se fala de uma igreja, ou seja, como o Senhor que vigia e toma conta dos seus para que exclusivamente nele possamos confiar! 

Dia 24 – SL 119.1-8      O salmo 119 é o maior Salmo da Bíblia, mas é um salmo com um tema único: a Lei do Senhor. E este salmo mostra justamente que ela é que mostra o caminho para não sermos confundidos de colocar o nosso alicerce em nenhum outro lugar que não no Senhor e em sua palavra. A Bíblia toda aponta para Jesus, e ele como alicerce de tudo. Que possamos ter a sua palavra como base em nossos corações. 

  Pr. Leo