POR QUE DEVO ESTUDAR LEVÍTICO

 

INTRODUÇÃO

 

Diferente do livro do Êxodo e, principalmente do livro de Gênesis, o livro de Levítico possui poucas narrativas. Sua maior parte é composta por discursos através dos quais o Senhor revela a Moisés e Arão sua vontade. As narrativas de Levítico se resumem a:

  • Consagração dos sacerdotes e as mortes de Nadabe e Abiú (1-10.20);
  • Punição de um homem que amaldiçoa a Deus (10-23).

 

Isso explica porque este livro é um dos menos lidos e mais negligenciados quanto a seu estudo detalhado pelo crente comum. Apesar disso, se trata de um livro essencial para conhecermos Jesus Cristo.

Diante disso, abaixo forneço cinco razões para você estudar o livro de Levítico:

EXPLANAÇÃO

Primeiro: Porque Deus Escreveu Levítico

O significado do nome hebraico ensina isso.

Em hebraico, o livro de Levítico tem sido tradicionalmente chamado de vayikra (“e ele [o SENHOR] chamou”). Esse nome mantém uma tradição judaica de nomear os livros sagrados com as palavras iniciais do livro em questão. No caso de Levítico, vayikra (wayyiqra) é a primeira palavra de 1.1.

Portanto, a primeira palavra de Levítico é a mais fundamental razão pela qual este livro deve ser estudado, a saber, Deus é seu supremo autor. O fato de ser parte do cânon, isto é, ser um livro inspirado, é a razão mais básica e mais importante para que esse livro receba a devida atenção da Igreja de Jesus Cristo.

Isso significa dizer que o nome hebraico põe em relevo uma ênfase essencial do livro, a saber, que foi Deus quem o revelou. Quanto a isso, por exemplo, Archer (2003), informa que o verbo “falar” (dabbar) ocorre 38 vezes significando alguma coisa que Deus declarou a Moisés e Arão. Moisés e Arão, assim como todo Israel, deveriam estudar esse livro exatamente por essa razão fundamental: foi Deus quem falou as palavras deste livro. “Nenhum outro livro da Bíblia reivindica tão frequentemente sua inspiração divina como o faz Levítico” (ARCHER, 2003).

A partir do título e considerando a quantidade de uso do verbo “falar”, devemos observar que uma poderosa ênfase de Levítico é “a autoridade e a iniciativa divina no estabelecimento das regras que regem o culto aceitável” a Deus (LASOR, HUBBARD e BUSH, 2002). Portanto, uma importantíssima revelação de Deus neste livro tem a ver com o modo correto pelo qual Ele deseja ser adorado. O Senhor quem revelou as regras para a adoração por ele estabelecidas. Há um modo correto e, portanto, apropriado pelo qual o crente deve se achegar a deus. E isso deve fazer a Igreja de Cristo estudar Levítico. Quanto a isso, Arnold e Beyer (2001) dizem: “Enquanto Êxodo termina com a ênfase sobre onde adorar (o tabernáculo), Levítico trata da questão de como adorar a Deus”.

Aplicações

  1. Você deve estudar o livro de Levítico porque o próprio Deus o escreveu (ilustração da carta – Deus escreveu uma carta para você e você não irá lê-la, estudá-la e nela meditar?!).
  2. Você deve estudar o livro de Levítico porque nele Deus revelou que há um modo correto e aceitável de adorá-lo. Deus não se agrada de qualquer coisa, de qualquer culto. Levítico ensina a você isso!

 Segundo: Porque Levítico Foi Escrito Para Você

O significado do nome latino do livro ensina isso.

O nome “Levítico” foi retirado da Vulgata que, por sua vez, usou o nome da LXX (o nome grego). O significado do latino carrega a seguinte ênfase: “sobre os levitas” (Bíblia de Estudo da Fé Reformada), ou “aquilo que é dos levitas” (ARCHER, 2003), ou mesmo “livro pertencente aos levitas” (LASOR, HUBBARD e BUSH, 2002), ou ainda “concernente aos levitas” (VASHOLZ, 2018).

Isso indica que o assunto central do livro gira em torno do sacerdócio levítico. Archer (2009) afirma que “a ênfase principal deste compêndio de regulamentos sacerdotais é a santidade de Israel como nação separada para o serviço e a glória de Deus”. E Lasor, Hubbard e Bush (2002) fazem uma importante ponderação sobre esse título latino do livro. Eles dizem que dificilmente Moisés tinha em mente destinar esse livro exclusivamente para os sacerdotes levitas visto que não há orientações e instruções bem detalhadas de como realizar os sacrifícios e oficiar os serviços a Deus.[1] Sendo assim, esse livro não parece ter sido escrito como se fosse um manual pelo qual os levitas saberiam detalhadamente como fazer o serviço para o qual foram escolhidos.

Portanto, a conclusão é que esse livro foi escrito para Israel como a nação dos sacerdotes. Isto é, Deus tinha em mente toda a congregação de Israel quando proferiu todas as leis e regulamentações reveladas neste livro. “O livro foi compilado para a instrução da congregação em questões referente ao culto, i.e., os procedimentos corretos para fazer sacrifícios, para observar os tempos solenes no calendário e para viver como um povo santo” (LASOR, HUBBARD e BUSH, 2002). Ao saber disso, Israel tanto aprenderia do próprio Deus como o povo deveria adorá-lo sem haver uma dependência absoluta do ministério dos levitas para que o povo aprendesse isso, quanto serviria de supervisores de como os levitas estavam realizando seu serviço, e em caso de pecado litúrgico o próprio povo deveria confrontar os levitas.

Isso deveria encorajar os israelitas a ler, conhecer, estudar, memorizar, meditar no livro de Levítico. Essa revelação tinha sido dada ao povo e eles deveriam se interessar pelas palavras deste livro da Lei.

Aplicações

  1. Você deve estudar o livro de Levítico porque Deus o destinou para a Igreja, a nação feita de sacerdotes do Deus altíssimo. Em outras palavras, como disse anteriormente, esse livro foi escrito para você. Não foi escrito para teólogos, pastores etc. Nele, como veremos, você aprenderá como servir melhor a seu Senhor, e como depender dEle mesmo para esse serviço.
  2. Você deve estudar o livro de Levítico porque ele fala sobre você! Como veremos, Cristo é o personagem central deste livro. Contudo, você sabe que sua identidade depende do que Cristo fez por você. Visto que esse livro fala do que Cristo fez por você, ao estudar Levítico, você se conhecerá melhor (a Palavra de Deus como um espelho).
Terceiro: Porque Levítico Ajuda Você a Como se Portar Durante Sua Peregrinação até à Terra Prometida

 O propósito para o qual o livro de Levítico foi escrito ensina isso.

Após a saída do Egito, o povo para ao pé do Monte Sinai. Do Egito ao Monte Sinai os israelitas levaram três meses (cf. Êxodo 19.1). Nesse monte o povo ficou parado por longos onze meses, ocasião na qual Deus concedeu a lei e todas as instruções contidas de Êxodo 19 até Números 10.11 (portanto, ocasião também em que Levítico foi escrito).

É nesse contexto que Deus promete que habitaria no meio do povo (cf. Êxodo 29.45: “E habitarei no meio dos filhos de Israel e serei o seu Deus”). Para tanto, o povo deveria construir uma tenda para o Senhor morar no meio de Israel. E isso acontece, e assim, o Senhor vem morar com seu povo (cf. Êxodo 40 e Números 9).

Além dessa promessa de habitar no meio de Israel, o Senhor havia prometido que andaria com o povo até a terra prometida aos patriarcas (cf. Êxodo 33.14-16). Ou seja, o deserto não era a morada final de Israel que seria, por sua vez, conduzido pelo próprio Deus até à tão esperada terra prometida. Deus e o povo não permaneceriam para sempre à sombra do Monte Sinai.

Apesar disso, como disse, fazia mais de um ano que Israel havia saído do Egito (três meses caminhando até o Monte Sinai e onze meses parados defronte a montanha). Israel não havia sido tirado do Egito para isso. Imagine o povo parado recebendo as instruções de Levítico. Alguns israelitas deveriam dizer: “Quanta monotonia! Queremos as aventuras de uma peregrinação que destrua nossos inimigos!”. Outros mais medrosos deveriam exclamar: “Esse monte me dá medo! Esses trovões, os relâmpagos! Saiamos antes de sermos destruídos!”. Outros mais piedosos deveriam se perguntar: “Se para chegar na terra da promessa era necessário marchar, por que tanto tempo estamos parados neste deserto?”.

Levítico é, portanto, escrito nesse contexto de longa parada no deserto para ensinar algo importantíssimo a Israel: esse povo habitaria em uma terra cujos povos originais eram ímpios e, portanto, idólatras e impuros. Contudo, o Deus que prometeu andar com Israel até a terra prometida e que habitaria com esse povo escolhido, é um Deus santo que não tolera iniquidade. Portanto, diante disso Israel deveria aprender algumas coisas essenciais sobre esse Deus que o ajudaria tanto na sua caminhada no deserto quanto no seu estabelecimento na terra prometida:

  1. Que o Senhor é santo e não tolera o pecado;
  2. Que o Senhor quer que seu povo seja santo porque Ele é santo;
  3. Que Isso implica em duas coisas:
    1. Que o culto requerido pelo Senhor é puro, diferente do culto idólatra praticado pelos cananitas;
    2. Que a vida requerida pelo Senhor deve ser pura, diferente da vida impura dos cananitas.

Diante disso, “Levítico foi escrito para mostrar como a comunidade do Senhor Deus devia servir enquanto vivia em íntima proximidade do Senhor no deserto” (VASHOLZ, 2018) e como deveria viver em serviço ao Senhor na terra de Canaã. Dar atenção às palavras deste livro da Lei, permitiria Israel adorar o Senhor como Ele exigia, e viver de uma maneira santa, não se contaminando com as práticas imorais do cananitas e, consequentemente, não quebrando a comunhão com o Senhor nem no deserto nem na terra prometida.

Sabemos, contudo, que Israel fez exatamente o contrário, isto é, o povo quebrou a comunhão com Deus tanto no deserto quanto na terra de Canaã. Por isso, esse livro trata também dos sacrifícios, que é a solução que o próprio Deus providenciou para o pecado do seu povo, isto é, para reconciliar Deus com seu povo e restaurar a sua comunhão (e isso aponta para Cristo, mas quanto a isso tratarei adiante).

O ponto é: Levítico foi escrito para ensinar a Israel como viver diante de Deus tanto no culto quanto na sua vida diária; tanto no deserto quanto na terra prometida. E por isso os cristãos devem estudar esse livro. Para saber como viver diante de Deus em todas as esferas da vida – seja na igreja, seja em casa, seja no trabalho. Enfim, esse livro é um manual dos peregrinos.

Aplicações

  1. Você deve estudar Levítico porque assim como Israel você está em uma peregrinação; assim como Israel, você precisa de um manual de culto; assim como Israel você precisa de auxílio para não se desviar durante sua peregrinação. A palavra de Deus é para você aquilo que ela diz ser: lâmpada para seus pés, luz para seu caminho (Salmo 119.105). Deus já providenciou tudo o que é necessário para você caminhar bem! E Levítico faz parte disso!
  2. Você deve estudar Levítico porque assim como Israel você está em uma peregrinação rumo à terra da promessa. No seu caso, essa terra não haverá povos impuros, mas apenas anjos santos, irmãos santos e um Deus santo. Se é para lá que você realmente está indo, um céu cheio de santidade, você precisa ser santo durante sua peregrinação. E a principal razão para isso é: seja santo porque Deus, o seu Deus é santo. Levítico é uma grande ferramenta para infundir desejo por santidade em você tanto pelo que Deus é quanto pelo que Ele fez por você!

 Quarto: Porque Levítico Ensinará a Você a Perseguir uma Vida de Pureza

Alguns temas que são proeminentes em Levítico ensinam isso.

Para introduzir o assunto, as palavras de Lasor, Hubbard e Bush (2002) são muito pertinentes porque resumem o destaque que desejo fazer nestes dois próximos tópicos: “O livro traz à luz a relação entre santidade e ética e, mais que isso, fornece o contexto para que se compreenda o significado da morte sacrificial de Cristo”. Observe que há pelo menos dois assuntos colocados em destaque nesse breve parágrafo, a saber: (1º) a santidade de Deus e (2º) a necessidade de sacrifício pelo povo que é pecador.

Com relação à santidade de Deus, desejo fazer as seguintes ponderações:

  1. Levítico ensina exaustivamente a santidade de Deus. O nome de Deus é declarado santo (20.3; 22.33). Todas as regulamentações relativas ao culto, a perfeição dos animais a serem sacrificados a Deus, o ofício sacerdotal, o evento da morte de Nadabe e Abiú, as leis sobre animais limpos e imundos e sobre pureza ritual, as estipulações sobre as doenças de pele e sobre os excrementos do corpo, assim como os doentes que eram impedidos de cultuar, e vários outros elementos ensinavam a Israel que o Deus diante de quem o povo estava é um Deus diferente de todos os outros porque é um Deus santo. Em Levítico, tudo pinta o cenário de um Deus perfeito que exige nada mais, nada menos do que perfeição. Esse é o padrão [inalcançável] de Deus!
  2. Por essa razão, não menos que isso era exigido do povo: santidade perfeita (cf. 11.44-45; 19.2; 20.7,26). O povo precisava ser santo porque Deus é santo. A tônica central do livro é a santidade de Deus e a santidade que ele exige do seu povo. Com relação a isso, um destaque especial deve ser dado aos capítulos 17-27, nos quais o termo santo aparece 85. No capítulo 18, em especial, Moisés adverte os israelitas com relação a se guardarem dos pecados sexuais. Permitam-me resumi-los da seguinte maneira:
    1. Versos 3-5: Os israelitas deveriam ser diferentes dos egípcios (que haviam ficado para atrás) e dos cananitas (que estavam à frente), e deveriam se submeter ao padrão de pureza de Deus.
    2. Versos 6-18,20,22-23: Alguns pecados sexuais são elencados e condenados: incesto, adultério, homossexualismo e bestialidade.
    3. Versos 24-25,28: A imoralidade seria a razão pela qual os cananitas seriam expulsos de sua terra.

Com tudo isso Deus estava dizendo para Israel: “Vocês não podiam viver como viviam os egípcios. E vocês também não podem viver semelhante aos cananitas. Eu sou o padrão moral para vocês. Sejam santos porque eu sou santo. Não sejam impuros e imundos como esses povos pagãos!”. Em outras palavras, o livro de Levítico pregava aos israelitas que assim como eles deveriam ser zelosos quanto à liturgia do culto, deveriam ser fiéis quanto à liturgia da vida.

Lembremos que essa é uma exigência do Novo Testamento também (cf. I Pedro 1.15-16 e Mateus 5.48). Portanto, os cristãos devem estudar Levítico porque este livro ensina a necessidade de uma vida pura e santa diante de Deus.

Aplicações

  1. Você deve estudar o livro de Levítico porque essa também deve ser a missão da sua vida: esforçar-se para ter uma vida pura diante do Senhor. Como eu disse anteriormente, se seu destino é um céu de santidade, você deve ser santo desde já. Você deve lutar por pureza e santidade desde já. E Levítico não só ensina isso a você, ensina também qual é a base para essa ordem: a santidade do próprio Deus, e o que esse Deus santo fez e tem feito para santificar você.
  2. Você deve estudar o livro de Levítico porque ele mostra que a pureza deve se destacar em todos os âmbitos de sua vida: seu culto a Deus, seu relacionamento familiar, sua vida profissional etc. Mas desejo fazer um destaque especial quanto à pureza sexual (tema de Levítico 18): a imoralidade sexual não é um problema novo, mas continua sendo uma ofensa gravíssima a Deus. Levítico deve ensinar a você que os pecados sexuais, especialmente em nossos dias, são pecados contra os quais você deve lutar.
  3. Você deve estudar o livro de Levítico porque ele ensina que a santidade de Deus é promotora de vida. A santidade de Deus é não somente aterradora, destruidora (cf. Hebreus 10.31), mas é também redentora e consoladora, pois esse mesmo Deus santo supre todas as necessidades do pecador a fim de habitar junto dele. Isso significa que aproximar-se de Deus segundo os ditames do próprio Deus (através de Cristo) é equivalente a encontrar vida.

 Quinto: Porque Levítico Mostrará o Quanto Você Precisa de Cristo

Irei repetir a frase dita anteriormente para mencionar o segundo grande tema ou assunto de Levítico: “O livro traz à luz a relação entre santidade e ética e, mais que isso, fornece o contexto para que se compreenda o significado da morte sacrificial de Cristo”. Observe que além da santidade de Deus, Levítico trata da necessidade de sacrifício pelo povo que é pecador.

Lembremo-nos que no final de Êxodo Deus veio habitar no meio do seu povo na Tenda da congregação, mas, apesar disso, havia obstáculos para os israelitas irem até o Senhor devido a pecaminosidade do povo, e por isso era necessário o trabalho de um mediador, papel este feito pelo Sumo Sacerdote, que sacrificava animais através dos quais o pecado do povo era expiado e, assim, tinha acesso a Deus. Então, outro tema essencial de Levítico é: 

Expiação do pecado do povo pelo sacrifício oferecido a Deus. Quanto a esse tema, faço as seguintes observações:

  1. Visto que o santo Deus veio habitar no meio de Israel, e que este povo é imundo, pois não conseguem atingir o padrão inalcançável de um Deus santíssimo, para que essa habitação ocorra permanentemente é necessário sacrifícios contínuos através dos quais os pecados do povo sejam perdoados e Deus possa viver no meio de Israel.
    1. Quanto a Israel não atingir o padrão inalcançável de Deus, isso pode ser visto tanto nas transgressões de Israel no deserto quanto na própria terra de Canaã, ao adotar as práticas cúlticas e imorais dos cananitas.
  2. Lembremo-nos que o salário do pecado é a morte (cf. Romanos 6.23). Portanto, visto que o povo é pecador, e que um Deus santo é também justo, o povo deve morrer. Para que isso não aconteça, esse Deus santo e justo, demonstra-se também misericordioso e gracioso. Por isso ele exige e providencia a morte de um animal substituto para que o povo não morra (o animal morre no lugar do pecador). E por isso também o sangue desse animal precisa ser derramado para que o povo receba vida (a vida contida no sangue do animal – 17.11). É somente isso que possibilita que o santo Deus possa coexistir ao lado de pecadores.
    1. O princípio de substituição pode ser visto na imposição de mãos feita na hora dos sacrifícios que indicam transferência de culpa.
  3. Portanto, os sacrifícios em Levítico expiam pecados, ou seja, eliminam culpa, livram o pecador da condenação e concedem perdão e relacionamento com Deus. Ou seja, ao ensinar a santidade de Deus e exigir santidade do povo, Moisés está mostrando o elemento essencial disso, a saber, o sacrifício. Não só porque a santidade de Deus é inalcançável, mas também porque a santidade do povo só é possível mediante a morte do Cordeiro de Deus.

É principalmente isso que Levítico ensinava a Israel. Esse povo de dura cerviz precisava de um Deus assim: santo, justo, misericordioso e gracioso. Somente assim, esse povo seria justificado pela graça mediante a fé no Cordeiro santo de Deus que expiaria o pecado do povo.

E é nesse ponto que Levítico aponta para o Senhor Jesus Cristo, pois:

  • O Novo Testamento apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus que tira pecado do mundo (João 1.29); aquele por intermédio de quem o pecador é resgatado (Marcos 10.45); aquele que purifica o homem de seus pecados (I João 1.17); o Sumo Sacerdote perfeito que de uma vez por todas apresentou sacrifício em favor do pecador (Hebreus 9-10); o Advogado que está ao lado do Pai que intercede pelos pecadores e a propiciação pelos pecados (I João 2.1-2). Portanto, aqueles animais oferecidos diariamente encontram seu cumprimento no sacrifício único de Jesus que expiou a culpa dos eleitos de Deus. Que resgatou a vida dos que pertenciam ao Senhor.
  • Enfim, na Nova Aliança, Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito que entrou no Tabernáculo celestial de uma vez por todas, e por essa razão o véu do Tabernáculo judaico rasgou-se de cima a baixo. Isso significa que o sistema sacrificial do templo foi abolido quando o verdadeiro Cordeiro de Deus se imolou dando a sua própria vida, se demonstrando não só como o perfeito sacrifício, mas também como o perfeito Sumo Sacerdote por meio de quem recebemos a vida. Portanto, tanto o sistema sacrificial tão bem detalhado em Levítico, assim como o ofício do Sumo Sacerdote apontava para Cristo.
  • E lembremo-nos: nos evangelhos Jesus cura leprosos tocando-lhes sem, contudo, Ele mesmo ficar imundo; uma mulher que sofria de hemorragia tocou Jesus, mas não tornou Jesus imundo, pelo contrário, foi curada. Aqueles que não podiam se aproximar de Deus, agora tem o próprio Deus se aproximando deles e curando-lhes para que eles possam viver para Deus. Enfim, Jesus é a solução definitiva para o pecador.
    • Observação: a lepra e outras imundícies devem ser vistos como males físicos que apontam para um mal maior – o mal da alma, o mal espiritual, o pecado que está em todos os homens, e que é resolvido pelo sacrifício vicário do Senhor Jesus Cristo.

Portanto, principalmente por essa razão os cristãos devem estudar o livro de Levítico. E por essa razão o nome desta série de estudos se chama: A Beleza de Cristo em Levítico.

Aplicações

  1. Você deve estudar o livro de Levítico porque ele ensina que você é um pecador, e que há um abismo entre você em Deus. Essa é uma péssima notícia! Mas Levítico não para por aí. Ele ensina também que Deus providenciou solução para esse terrível problema, pois Ele enviou seu Filho unigênito a fim de que pelo seu Sacrifício seus pecados fossem expiados. Jesus é a propiciação pelos seus pecados. Através de Jesus você tem seu escrito de dívida cancelado, rasgado, e tem uma garantia irrevogável de sua eternidade no céu.
  2. Você deve estudar o livro de Levítico porque ele ensina que você deve ser grato por tão grande e rica salvação. Dentre as ofertas que o sacerdote oferecia a Deus, havia um que era destinado a render graças e louvor a Deus. Se você estava morto em delitos e pecados (cf. Efésios 2.1) sem esperança da salvação pelo seu próprio mérito, e se o Senhor enviou seu único filho para fazer por você aquilo que você mesmo não poderia fazer por si, isto é, Ele morreu para lhe dar vida, quanto você deve a esse Deus? Sua própria vida! É por essa razão que Paulo diz que o viver é Cristo (cf. Filipenses 1.21) e é por essa razão que sua vida deve ser consagrada como um holocausto diário a Deus.

 

BIBLIOGRAFIA

BÍBLIA de Estudo da Fé Reformada. 1ª Edição. São José dos Campos: Editora Fiel, 2021.

ARCHER, Jr., Gleason L. Merece Confiança o Antigo Testamento? 4ª Edição. São Paulo: Vida Nova, 2003.

ARNOLD, Bill T., BEYER, Bryan. Descobrindo o Antigo Testamento. 1ª Edição. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

LASOR, William S.; HUBBARD David A.; BUSH, Fraderic W. Introdução ao Antigo Testamento. 2ª Edição. São Paulo: Vida Nova, 2002.

VASHOLZ, Robert I. Comentários do Antigo Testamento – Levítico. 1ª Edição. São Paulo: Cultura Cristã, 2018.

[1] Eles dizem, por exemplo, que não há detalhe dos instrumentos requeridos para imolar os animais, também não há instrução detalhada do local que os levitas devem estar quando oficiando ao Senhor, assim como não há nenhuma liturgia a ser proferida pelo levita durante a adoração.

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