Todo início do ano nos empolgamos em ler as Escrituras toda. E sempre pedimos sugestão de modelos de planos de leitura bíblica. E acredite, existem inúmeros, para todos os gostos, versões, modalidades. Todavia, em uma conversa com minha esposa sobre este mesmo assunto, ela me pediu justamente um modelo, mas ela queria que eu explicasse o porquê deste modelo. O que segue abaixo é quase que uma transcrição desta conversa e assim espero que este modelo possa ser útil para sua vida também.

Comece pelo Novo Testamento 

Sempre que digo isso, você já deve estar se dizendo “eu só sei ler as coisas do começo”. Não há problema algum em começar pelo Antigo Testamento e seguir até o Novo, na verdade, é uma experiência Incrível vermos o progresso da revelação de Deus e seus gloriosos atos culminando na revelação de segunda vinda.

Mas porque então a sugestão de começar pelo Novo testamento? Cristo em Lucas 24:27 diz:

“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.”

 Jesus mostrou aqueles dois discípulos como tudo o que acontece no Antigo Testamento(Moisés e Profetas) falava a respeito dele. Ou seja, a figura de Cristo deveria ser primeiro conhecida para então entender o que eles apontavam. Veja Paulo por exemplos em Colossenses 1:15,16:

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”

Paulo coloca Cristo em Gênesis capítulo 1 de forma muito direta e responde a uma pergunta que alguém já pode fazer quando ler a Bíblia do começo: Para que Deus fez este mundo? Se estivermos a Bíblia do começo, poderíamos imaginar que seria apenas o palco de seu relacionamento com o homem. Todavia, se lermos o Novo Testamento primeiro, poderemos responder categoricamente como Paulo o faz em Colossenses 1.

Assim, conhecer primeiro a vida e obra de Jesus e suas implicações teológicas, não só já nos revela o mistério, mas nos permite entender melhor as próprias histórias e leis do Antigo Testamento. Se você nunca leu as Escrituras, comece pelo Novo Testamento para ver logo de início Cristo e sua glória.

Mas em que sequência?

Você pode ler na sequência em que o Novo Testamento se apresenta sem nenhuma dificuldade. Eu costumo recomendar uma sequência levemente diferente e aqui explico.

Neste mundo moderno de Twitter, Instagram, Youtube, temos um acesso a informação como nunca na história do mundo e não apenas isto, tudo isso cabe na palma de nossa mão. Assim, estamos diante de uma geração que é extremamente bem informada, mas que em sua maioria, não consegue pegar um livro para ler, ou simplesmente acha tedioso ou pouco proveitoso. Costumo dizer que o segredo de começar a gostar de ler, entre várias coisas, é o de terminar um livro. Ver uma história sendo contada do início ao final.

Então este jovem leitor moderno, pega uma Bíblia que tem 66 livros, mais de mil páginas dependendo da encadernação, e se perguntar por onde começar chega a ser óbvio. Se levarmos em consideração o contexto atual, é um dificultador a mais. Por isso recomendo começar pelo menor dos Evangelhos, Marcos.

 Se você ler um capítulo por dia, terminará em pouco mais de duas semanas. São capítulos em sua maioria, curtos e que apresentam Jesus como Deus sem nenhuma cerimônia. A pessoa já começa não lendo a história de um homem interessante, mas sim “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.”(Mc 1:1)

Terminado então Marcos, volte e leia Mateus, comece a ver justamente com mais atenção a história desse Jesus, Filho de Deus, Rei prometido e a adorado desde de seu nascimento e que termina sua história dizendo: “Ide,portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.(Mt 28:19,20)

Siga para a Lucas e continue a ver a história deste Jesus com ainda mais detalhes, afinal agora você está lendo o maior livro no Novo testamento e terminando, leia Atos dos Apóstolos, escrito pelo mesmo autor e assim fica ainda mais fácil de ver as obras de Jesus em seu ministério e ver as obras de Jesus em seu ministério através dos seus apóstolos.

Terminado Lucas/Atos, seguimos para o evangelho de João. Onde você vê a preocupação de João de mostrar como a vida e obra de Jesus não foi conhecida apenas pelo relato de testemunhas(vide como Lucas começa), mas por homens que ali estavam. Veja como João expressa isso ainda no início de seu evangelho:”E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”(João 1:14). Algo que foi visto por eles, a glória do unigênito do Pai.

Assim como recomendo ler Lucas e Atos juntos, recomendo ler as epístolas de João logo após os evangelhos também. ver como João aplica tudo aquilo que ele viu e viveu para as igrejas que ele pastoreou é algo fantástico.

Após isto, recomendo seguir a sequência como está em sua Bíblia. Ler as cartas de Paulo e as chamadas Epístolas Gerais, onde vamos ver as interpretações teológicas que acabamos de ler nos evangelhos, como isso se aplica a nós e qual deve ser a nossa resposta. Terminando assim com o livro que então deve encher o crente de esperança, que é o Apocalipse(leia com a perspectiva de um livro que foi escrito a confortar crentes que estavam sendo perseguidos, vai ajudar e muito a sua leitura).

Por conta do que brevemente foi explicado acima, a minha recomendação para o seu plano de leitura é:

Marcos, Mateus, Lucas, Atos, João, 1,2,3 João, Romanos até Apocalipse.

E o Antigo Testamento? 

Após terminado o Novo testamento,vamos ainda mais preparado para o Antigo Testamento, pois agora sabemos bem para quem aponta todos os 39 livros e vamos conseguir ver as sombras, tipos e profecias com mais clareza.

A sequência que recomendo no Antigo Testamento, em teoria, é a sequência que está em sua Bíblia, recomendo apenas uma mudança e uma leitura que chamo de paralela.

Leia primeiro os 6 primeiros livros( Gênesis até Josué) em sequência. Ali você vai ver o princípio de todas as coisas, Deus se relacionando com pessoas, depois com seu povo que Ele libertou com mão poderosa, mostrando como este povo pecador pode se relacionar com um Deus Santo e como este mesmo Deus esteve com seu povo durante suas batalhas para conquistar aquilo que o próprio Deus prometeu. É uma leitura incrível, com reviravoltas, histórias de amor, perdão, ciúmes, idolatria, mas acima de tudo, como Deus redime o seu povo e se relaciona com ele.

Terminado isto, siga a sequência dos chamados livros históricos até II Reis, e aqui entra a alternância. Depois de lido a base do Antigo Testamento, o Pentateuco, vamos ver exatamente agora a história deste povo, a ética deste povo e a poesia deste povo. Assim, ao começar a ler Juízes, leia em paralelo os livros chamados de poéticos(Jó – Cântico dos cânticos). Assim, você vai encontrar um bom balanço de tudo o que foi visto acima. Você vai ver a Lei de Deus sendo cumprida ou desobedecida, louvada em várias formas. Você vai ler a história de um Davi enfrentando Golias(I Sm 17), como este mesmo Davi louvando a Lei de Deus no Salmo 19, seu filho Salomão falando dos problemas de perder Deus de perspectiva em Eclesiastes e vendo a sua história em I Reis.

Então ler essa porção das Escrituras em paralelo vai permitir ver a dimensão do relacionamento de Deus para com seu povo de uma forma multifacetada. Fazer isto foi algo que me fez louvar ainda mais este Deus e temer a sua presença ainda mais. Ler a história de Juízes(um dos livros mais fascinantes da Bíblia) ao mesmo tempo em que você vê a luta de Jó de com seus amigos e tentar entender o porque ele passou por aquilo, é algo que nenhum filme vai fazer por você.

Terminado os Históricos(sem Crônicas). continue a ler os profetas. Se você leu em paralelo como sugerido, a leitura dos profetas será um pouco mais facilitada, pois nos profetas você vai justamente encontrar:

  • O contexto em que as profecias acontecem;
  • A forma literária, pois a maioria dos profetas usam de uma estrutura poética;
  • A solução apontada com ainda mais clareza para o Messias prometido.

Conclua sua leitura Bíblica com Crônicas. O livro de Crônicas funciona como uma revisão de tudo o que você  leu no Antigo Testamento. Este livro faz um sumário teológico de todo o Antigo testamento, então você termina de ler as Escrituras como uma baita revisão teológica e justamente por ser uma história teológica, vamos encontrar versículos em que facilmente nos identificamos como este:

Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.”

2 Crônicas 20:12

Mas quanto devo ler? 

Existem inúmeras maneiras de ler a Bíblia em um ano, contudo, veja que a proposta deste plano não é mostrar a quantidade de capítulos mas sim a sequência em que você vai ler. Não costumo fazer uma sequência de capítulos por duas razões.

  • Algumas pessoas têm um ritmo de leitura mais devagar e a disposição de informações da Bíblia pode ser de fato algo que algumas pessoas demorem um pouco mais para processar. Assim, ao invés de recomendar ler um número específico de capítulos, eu recomendo ler cada capítulo com bastante atenção e calma. Melhor é ler cada capítulo 2 ou 3 vezes do que ler 3 capítulos sem ter a capacidade de dizer o que leu. Fica aqui inclusive uma sugestão de técnica de leitura, ao terminar cada leitura Bíblica, veja se você consegue em poucas palavras, resumir o que você leu e ao começar a próxima leitura, comece com esta mesma sentença.
  • O segundo motivo é o outro extremo, acho quase impossível não ler a história de José de uma vez só. São 13 capítulos mas com uma história que prende você em cada página e você quer saber como vai terminar. Já li Marcos por muitas vezes de uma só vez justamente por ser uma história tão fascinante a vida de nosso Redentor que era um deleite para a alma toda aquela narrativa. O mesmo posso falar de Romanos, Efésios. O importante sempre é ler certo que está entendendo e glorificando o Autor das Escrituras e para quem ela aponta.

 

Então leia. Reserve um tempo do seu dia, leia no momento em que você está mais atento, ore antes pedindo a iluminação do Senhor para que você veja Cristo em cada página e termine orando ao Senhor para que você, em Cristo e apenas nEle, viva de acordo com a vontade revelada dEle nas Escrituras.

Insisto, este plano de leitura não é o “Guia Definitivo para ler a Bíblia” como alguns títulos de vídeo do youtube seria colocados, apenas uma sugestão que tem ajudado a mim a anos. Me ajudado a tirar o foco de mim e centrar naquele para onde toda história culmina, Cristo. Me identifico na jornada de vários crentes em vários momentos da minha leitura, por vezes alegres como Davi ao recobrar a arca, por vezes sobrecarregados como Elias, por vezes duvidosos como Tomé ou vacilantes como Pedro, por vezes corajoso como Paulo. Mas em todas estas coisas não por mim mesmo, mas porque eu “tudo posso naquele que me fortalece”(Fp 4:13).

Porque antes de me identificar com estes grandes heróis da fé, eu leio a história de um Cristo que se encarnou, que deu a vida por mim e que não importa as circunstâncias, sempre esteve, está e estará com seu povo. Mais do que isso, Ele hoje é minha identidade, minha glória, meu Senhor e esta sequência proposta, me ajuda a ver isso com um pouco mais de clareza e espero que ajude a você também.

Em Cristo,
Pr. Léo

Post anterior
Entendes o que lês?
Próximo post
Quando meu pastor não é o pastor Augustus Nicodemus