Algumas Dicas Práticas sobre o Uso do Catecismo no Culto Doméstico.

  1. Início
  2. Devocionais
  3. Algumas Dicas Práticas sobre o Uso do Catecismo no Culto Doméstico.

Aqui na igreja distribuímos os catecismos infantis para as famílias da igreja, mas ele não veio com “manual de instrução” certo? Portanto abaixo segue algumas dicas de como utilizar o catecismo em seu culto doméstico com as crianças.

1 – Não tenha pressa! Ensinar o catecismo não é uma competição. Não precisa fazer 3, 5 perguntas por encontro. Vá com uma uma, no máximo duas perguntas, mas certifique-se que a pergunta foi bem apresentada e explicada a você e a seu filho.

2 – Exemplifique. A cabeça de uma criança assimila muito mais fácil uma idéia se a mesma flor exemplificada. Ao invés de simplesmente dizer “O que mais Deus fez?” e simplesmente contentar com a resposta “Todas as coisas”. Mostre a lua, o sol, você mesmo e pergunte quem fez, mais fácil o entendimento do que simplesmente tudo. Abre glória,  por exemplo, dê a idéia do que é glória, não diga que é simplesmente algo bonito ou brilhante, exemplifique. Tendo imaginação muitas coisas ficam mais fáceis.

3 – Leia e conte a Bíblia. Infelizmente esta edição que distribuímos não vem com os textos bíblicos, portanto, use um breve catecismo de Westminster que pode ser encontrado fácil e gratuitamente na internet, use histórias bíblicas  que você já conhece e conte a seu filho. Permita-me um exemplo pessoal: para contar que Jesus é o mais de todos os super heróis, contei a história de Davi, mas devidamente encenada, onde ele me derrubava e eu explicava para ele, detalhe, ele me derrubava com uma espada de Star Wars de brinquedo, e depois, virou um brincadeira aqui em casa Davi e Golias, mas para quê? Para ele entender que muito mais que Davi, Jesus vendeu na Cruz.

4 – Tenha intimidade com a Bíblia. Para você fazer o ponto acima, você precisa conhecer as histórias certo? Portanto, não abra mão de suas devocionais, momentos de estudo da Bíblia e oração. Leia bons livros teológicos, tire dúvidas com o pastor, mas seja familiar a Bíblia para que seu filho também seja.

5 – Mostre o evangelho. Não se esqueça que o objetivo do culto doméstico não é apenas união familiar ou para que seus filhos sejam “bons”. Mas sim para que eles conheçam a verdade do evangelho, portanto, apresentar Cristo em cada culto doméstico deve ser algo precioso para nós, pois é Cristo que vai converter seu filho e não você, foi a obra dele na Cruz que possibilitou a salvação dele e não as suas obras. Suas obras, minhas obras, servem apenas para mostrar as dEle e que nEle, sejamos sempre dependentes, amemos e o apresentemos como único Salvador que morreu na cruz aos nossos filhos.

 Em Cristo,

Pr. Léo

Post anterior
Salmo 31
Próximo post
50 tons de preocupação