Rm 8: 31 – 39

 

Meditando naquilo que é verdadeiro, para ocupar o nosso pensamento com as coisas do alto, por que não examinar a passagem que o apóstolo Paulo lembra o crente de 5 verdades essenciais e práticas para todos os crentes em toda e qualquer circunstância? Veja que neste texto o apóstolo Paulo faz algumas perguntas retóricas, mostrando ao crente verdades que não devem ser esquecidas. Examinemos então estas perguntas.

Se Deus é por nós quem será contra nós? – Por causa dos nossos pecados, nosso status diante de Deus era de inimizade, mas agora resgatados das trevas, justificados pela fé em Cristo Jesus, temos um Deus que não só deixou de ser nosso inimigo, mas virou nosso aliado, pai, Senhor. E se este Senhor que fez os céus e a terra, que em Cristo derrotou a morte e o inferno, quem precisamos temer com um aliado como este conosco? Com certeza não é um vírus.

Aquele que não poupou seu próprio filho, antes por todos nós os entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? – A prova que Deus escuta e responde nossas orações é justamente o fato dele nos ter dado o próprio filho para morrer por nós, sendo mós ainda pecadores. Assim, devemos manter firmes aas nossas petições nestes dias, pois Cristo é a prova que Deus nos dá muito mais do que pedimos ou pensamos.

Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? – Veja que com isso, Paulo não está dizendo que ninguém será acusado de nada, Paulo mesmo o foi várias vezes, mas que como Cristo pagou todo o preço por nós, fomos declarados justos diante de Deus. Mesmo que o diabo venha com uma lista de acusações contra nós, todas elas não se sustentarão por causa do poder do sangue de Cristo.

Quem os condenará? – Temos o nosso advogado, Cristo Jesus, intercedendo por nós diariamente, mostrando a Deus as Suas obras pelos quais mostra que agora somos salvos. Que maravilha é saber que Cristo que nos salvou também intercede por seus santos em particular nestes dias de incertezas, dúvidas e preocupações, nosso Cristo intercede por nós!

Quem nos separará do amor de Cristo? – Nada. Absolutamente nada. Nenhum anjo, demônio, problema ou vírus. Nestes dias talvez estejamos pensando em perdas, separações, preocupações em particular com nossos pais e avós. Mas que a certeza de que não será este vírus que vai acabar com o que Cristo conquistou por nós. Ao contrário, vai confirmar as suas promessas e então com ele reinaremos, sendo mais que vencedores.

Que estas verdades ocupem o nosso pensamento nestes dias, mais do que qualquer nova desta pandemia, e possamos ficar certos como o apóstolo Paulo de que somos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Em Cristo,

Pr. Léo